5 hábitos para evitar se você tem pele oleosa | Onodera Curitiba
Agende sua
avaliação
Conheça as
unidades

Blog

Você tem a pele oleosa? Costumam aparecer espinhas do nada em seu rosto? Saiba que sua rotina pode influenciar diretamente nesse problema.

Depois de passarmos pela adolescência, achamos que os problemas com pele oleosa e espinhas simplesmente desaparecem, certo? Pois é, na verdade não é bem isso que acontece. Mesmo após essa época, é muito comum que as pessoas, principalmente as mulheres, apresentam a pele oleosa e sofram com o aparecimento de cravos e espinhas.

Mas, por que isso acontece?

Alguns hábitos do dia a dia que são aparentemente inofensivos contribuem para o surgimento e/ou o agravamento da oleosidade da pele, assim como o de cravos e espinhas.  Saiba quais hábitos são esses:

Sabonete inadequado

O hábito de utilizar o mesmo sabonete para lavar o corpo e o rosto ainda é muito comum. Porém, esse costume é prejudicial demais à pele, sendo um dos principais responsáveis pelo agravamento dos casos de oleosidade.

Por isso, é fundamental encontrar um sabonete adequado ao seu tipo de pele, que pode ser normal, mista ou oleosa.

Não retirar a maquiagem

Depois de algumas horas na balada ou naquele barzinho com as amigas, é natural chegar em casa e ir direto para cama sem pensar duas vezes, não é mesmo? Porém, não retirar a maquiagem antes de dormir é extremamente prejudicial para a pele.

A maquiagem obstrui os poros e contribui para o aumento da oleosidade, favorecendo o surgimento de cravos e espinhas. Por isso, é necessário realizar a higienização correta da pele antes de finalmente deitar na cama.

Excesso de cuidados

Sim, é preciso lavar o rosto corretamente, mas o excesso de cuidados também pode ser prejudicial. Isso significa que, se você lavar o rosto com muita frequência no mesmo dia, acabará causando um efeito contrário.

Quando higienizamos a pele mais do que o necessário, acabamos removendo a camada de proteção natural da pele. Assim, as glândulas sebáceas passam a produzir ainda mais óleo para compensar a perda da barreira de proteção, causando a oleosidade excessiva.

Esquecer do creme hidratante

Você é daquelas que acreditam que o creme hidratante provoca o aumento da oleosidade da pele? Se sua resposta for sim, saiba que isso não é exatamente verdade, pois existem cosméticos desenvolvidos exclusivamente para peles oleosas, que ajudam a prevenir e controlar problemas como o brilho excessivo, cravos, espinhas e até mesmo sinais de envelhecimento.

Neste caso, é necessário procurar direitinho esses produtos e optar por aqueles que são livres de óleos, substâncias comedogênicas e que são formulados como géis, mais leves que os cremes tradicionais.

Estresse excessivo

Já reparou que, quando você está sob tensão, nervosismo excessivo e muito estresse, as espinhas aparecem com mais frequência e a pele apresenta um aspecto bem mais oleoso? Pois é, não é coincidência. O estresse é, de fato, um estimulante desses problemas.

Em situações estressantes, ocorre a liberação do hormônio corticotropina, que age nas glândulas sebáceas e aumenta a produção de sebo da pele. Dessa forma, você deve procurar maneiras de aliviar o estresse diário, como a prática de atividades físicas, passeios esporádicos ou apenas desligar-se com momentos de meditação e sono regular.

Viu só como essas ações rotineiras atrapalham e muito a saúde da nossa pele? Desta forma, tome muito cuidado com a maneira com que você anda cuidando da oleosidade do seu rosto. Evite as situações que descrevemos ao decorrer desse texto e tenha uma pele mais bonita e saudável.